sexta-feira, 1 de junho de 2007

Pressão da Igreja


Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.

Ora, o que é um juízo preconcebido se não falta de conhecimento? Infelizmente o mundo está cheio dele, talvez seja a televisão que cria isso, ou talvez seja a religião, as pessoas quem sabe... Não importa. O que importa é que ele existe e pessoas estão sofrendo com isso.

Há um ano eu ouvi a história de um jovem religioso que havia se suicidado pela pressão da igreja a sua opção sexual, então pensei comigo: Como a família desse rapaz está vivendo agora? Talvez eles tivessem conhecimento desse lado do garoto, ou talvez não, o que importa realmente é que o garoto perdeu a vida, perdeu a vida em um caminho em que devia ter ganho a vida, afinal, o objectivo fundamental de qualquer religião é mostrar o caminho para a vida, eu fico pensando até hoje nesse rapaz, o que será que a alta hierarquia da Igreja pensou depois de receberem essa noticia? Será que ficaram constrangidos com tamanho horror? Ou simplesmente acharam que o rapaz havia recebido a paga devida pelo seu erro? Não importa, o que realmente importa é que a vida de um rapaz e de uma família inteira foi destruída por pressão religiosa.

É estranho quando paramos para meditar no preconceito, o que as pessoas sabem sobre a vida alheia? Nada. Simplesmente, nada. É como se assistissem de um camarote alto e distante e tirassem suas conclusões sem serem os personagens da trama. Ainda me perco em pensamentos, como será que é viver na pele deles, dos preconceituosos, e cada dia me sinto mais agradecido por não saber.

Um comentário:

prof.ª Adri disse...

A maior fonte de preconceitos é o SENSO COMUM, um saber ainda desarticulado e fragmentário, incapaz de dar conta da realidade. Isso pra não falar da IGNORÂNCIA...
Adri